REVISTA DA CERVEJA - EDIÇÃO 17

R$12,25

Disponível: Indisponível


Movimento homebrew, leveduras e histórias

Não há a menor dúvida sobre o papel e a importância das Acervas estaduais no desenvolvimento da cultura cervejeira do Brasil. Produzindo suas oficinas, encontros e brassagens coletivas, elas têm, muitas vezes, a função propulsora de incentivar a carreira de muitos iniciantes. Aos poucos, se fortaleceram na defesa dos interesses da nova cultura cervejeira que o país vive. Por isso, cada Encontro Nacional dessas associações cervejeiras é muito mais do que uma reunião de homebrewers: é um momento de afirmação e consolidação do movimento como um todo, envolvendo as mais diversas pontas deste segmento. Assim foi o X Encontro Nacional das Acervas, realizado em junho na capital gaúcha e registrado nesta novíssima edição 17. Além do Encontro, a edição traz os últimos eventos cervejeiros: o I PiriBier, realizado na cidade goiana de Pirenópolis, o II Congresso Técnico de Cervejeiros Caseiros e o desempenho brasileiro nas competições South Beer Cup e Australian International Beer Awards.

Arte e ciência cervejeira

Voltando-se cada vez mais ao aprofundamento dos temas e ao conhecimento técnico, a revista traz a primeira de uma série de matérias sobre insumos nacionais, movida pela pergunta: teríamos condições técnicas e climáticas para chegar a uma autossuficiência de matérias-primas? Abrindo a série, conversamos com especialistas sobre leveduras, as maiores responsáveis pela mágica da cerveja. Aliás, de conhecimento técnico, nossos colunistas estão repletos: nesta edição, Ricardo Rosa desvenda o parti-gyle com uma dupla receita de IPA e Amanda Reitenbach fala sobre a rede de aromas e traz os princípios da harmonização. Falando em gastronomia, uma harmonização especialmente pensada pela dupla Bia Amorim e Sabrina Galli para esta estação de baixas temperaturas, regada a pratos e cervejas “quentes”. No mesmo clima, a receita de uma Bock, tradicional cerveja alemã, para encher as panelas dos cervejeiros de plantão.

Histórias cervejeiras

A edição ainda resgata a história da primeira cervejaria da cidade mais cervejeira do país: a Hosang, de Blumenau/SC, nascida da ousadia do colono alemão Heinrich Hosang. E muitas histórias estão nesta edição: a de Sebastian Mergel, presidente da Global Association of Craft Beer Brewers, a do experiente mestre-cervejeiro Ilceu Dimer, a dos homebrewers vencedores do 1º Best of Show do X Concurso Nacional das Acervas, Estevão Chittó e Lucas Meneghetti, a do colecionador Carlos Quintella… Além do sempre enriquecedor bate-papo com nossos colunistas Ronaldo Rossi e Sady Homrich. Entre as delícias desta edição, a chegada de uma nova coluna, Queijo com Cerveja, assinada pelo chef, designer e beer sommelier Daniel Martins. Quer mais? Então aprecie sua leitura sem moderação!

 

Detalhes

A Revista da Cerveja chegou para registrar e difundir a cultura cervejeira e suas múltiplas faces históricas, culturais, turísticas, profissionais e mercadológicas.