REVISTA DA CERVEJA - EDIÇÃO 15

R$12,25

Disponível: Indisponível


Tributos, harmonização e visibilidade do setor

Como é possível não pensar em tributos? O ano mal começou e os cervejeiros já tiverem que lidar com uma nova tributação para a bebida. O fim da pauta federal e a taxação direta nas fábricas vão aumentar os impostos para grande parte das cervejarias. Mesmo com benefícios fiscais para as micros – mostrando um reconhecimento do setor diante do governo –, consumidores e cervejeiros sentirão um gosto nada agradável de impostos acompanhando a cerveja artesanal a partir de 1º de maio. Plano de ação? Continuar batendo na porta do governo em busca de uma carga tributária mais justa, bandeira que todos aqueles apaixonados pelas artesanais nunca podem abandonar. Ainda mais quando novidades felizes surgem. Uma delas é a prova de que consumidores brasileiros estão em sintonia com o movimento artesanal mundial, buscando novidades: elegeram através do RateBeer.com a Way Beer, com suas criações ácidas e inventivas, como a melhor cervejaria do país no último ano, e a Invicta 1000 IBU como a melhor cerveja. Essas e outras informações estão na novíssima edição 15.

Culinária japonesa e homenagens cervejeiras

Falando em movimento mundial, a edição traz uma entrevista com Kjetil Jikiun, cervejeiro e fundador da norueguesa Nøgne ø, que veio ao país para fazer colaborativas com Colorado (SP) e Tupiniquim (RS) e conta suas impressões das cervejas daqui e da cena artesanal. Também a harmonização vem de longe – a culinária japonesa, com milhares de adeptos no Brasil, mostra suas possibilidades de combinação com artesanais através das habilidades do chef Edson Yamashita e da beer sommelier Carolina Oda. Carolina, aliás, faz parte de um grupo de mulheres muito bem estabelecidas no movimento cervejeiro. Aproveitando o momento de reflexão vindo com o Dia Internacional da Mulher, esta edição traz uma matéria em reconhecimento a personalidades femininas que estão fazendo história no meio artesanal. A jovem e talentosa cervejeira da Colorado, Bianca Franzini, também conta sua história na seção Mestre-cervejeiro.

Literatura e motociclismo líquidos são outros destaques da edição – cervejarias fizeram sua homenagem a ícones literários e motociclísticos em forma de cerveja. Além disso, a proposta de bares de cervejarias, que aproximam tanques e balcões, e a receita de uma Irish Red Ale na seção Fazendo Cerveja. Também fábrica, bar, receita, novidades, colecionismo e a presença da sabedoria cervejeira de nossos colunistas Amanda Reitenbach, Ricardo Rosa, Ronaldo Rossi e Sady Homrich. Deguste à vontade estas páginas – com uma boa cerveja local para acompanhar.

 

Detalhes

A Revista da Cerveja chegou para registrar e difundir a cultura cervejeira e suas múltiplas faces históricas, culturais, turísticas, profissionais e mercadológicas.